notícias
Acompanhe as últimas novidades
Postado em 26/02/2009 01:40:01 - Por cirino
Conheça Cruz do Espírito Santo/PB
A cidade de Cruz do Espírito Santo é uma das cidades-alvo para o DR 2009. Abaixo encontram-se alguns dados:

Cidade da região da Zona da Mata Paraibana, microrregião de Sapé. Fundada em 07/03/1896, está a 19m de altitude, 25 Km distante de João Pessoa e em 2007 o IBGE estimou a sua população em 15.193 habitantes em uma área territorial de 196 km². Os Municípios limítrofes são: Pedras de Fogo, São Miguel de Taipu, Sapé, Sobrado e Santa Rita. Possui regiões ao redor tais quais o sítio Jaques, região menor em área urbana, com grande característica rural, rodeada de vegetação frutífera como a manga, jaca e o jambo.


História


Cruz do Espírito Santo é um dos municípios mais antigos da Paraíba. Suas terras foram habitadas pelos índios Tabajaras antes da conquista pelos portugueses, que implantaram engenhos e iniciaram o plantio de grandes canaviais.
O povoado que deu origem ao município começou na margem esquerda do rio Paraíba, perto do Engenho Espírito Santo de propriedade do português Manoel Pires Correia. Conta a tradição que por volta de 1789, o rio Paraíba sofreu uma grande enchente deixando, onde hoje é a praça Rio Branco, uma cruz de madeira.
Os habitantes adicionaram a palavra Cruz ao nome do povoado Espírito Santo. Na época o povoado pertencia ao município de Pilar e desmembrou-se. Lei estadual nº 40 de 7 de março de 1896 deu a categoria de município a Espírito Santo, que também passou a abrigar a sede do município de Pedras de Fogo, extinto pela mesma Lei estadual nº 125 de 7 de novembro de 1896.
Em 1914 outra grande enchente do Rio Paraíba obrigou a sede do município passar para o município de Sapé até 1935 quando o Coronel José Francisco de Paula Cavalcanti, o “Cazuza do trombone”, então Deputado Estadual conseguiu que Cruz do Espírito Santo fosse restabelecido. Em 1943 o nome do município foi mudado para Maguary. Em 1948 voltou a ser Cruz do Espírito Santo. A estação de Espírito Santo foi inaugurada em 1883 pelo Conde D'Eu. Railway Company Limited, antigamente, em dias alternados, três a quatro locomotivas cruzavam a estação local que distava 800 metros da cidade. O município de Cruz do Espírito Santo se destacou por muito tempo.
Cruz do Espírito Santo é terra natal do poeta Augusto dos Anjos e do ex-ministro da fazenda Maílson da Nóbrega. Em 1985, ano atípico pelas chuvas que alagaram várias cidades do Nordeste, Cruz do Espírito Santo foi completamente alagada pelo rio Paraíba, o que trouxe grandes transtornos para a cidade e para a população em geral.

Fonte: FAMUP

Desenvolvimento


Nas Articulações entre as Instituições encontra-se o Convênio de Cooperação com Entidades Públicas nas áreas de educação, saúde, assistência e desenvolvimento social, cultura, habitação, transportes e desenvolvimento urbano.
Encontram-se Informatizados o Controle de execução orçamentária, Cadastro de alvarás, Cadastro imobiliário (IPTU), Cadastro de funcionários, Folha de pagamento e Contabilidade.
Terceirizados estão Serviços de Advocacia, Transporte escolar, Manutenção de estradas ou vias urbanas, Contabilidade, Processamento de dados e Obras civis.
Verifica-se descentralização administrativa com a formação de Conselhos nas áreas de saúde, assistência social, Outros conselhos de política setoriais e Fundo municipal nas áreas de saúde e assistência social.
Observa-se a existência de Incentivos para atração de atividades econômicas, Benefício tributário relativo ao ISS e Programa ou ação de capacitação profissional.
Existem Atividades Sócio-Culturais como Bibliotecas públicas, Clubes e associações
recreativas, Estádios ou ginásios poliesportivos e Banda de música.
Informações obtidas através de pesquisas e levantamentos do IBGE e outras instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, e Ministério da Educação e do Desporto INEP/MEC.

Fonte: http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/

A Igreja


A Igreja Batista em Cruz do Espírito Santo é congregação da Primeira Igreja Batista em Santa Rita, do Pr. Carlos Eiras. Há três anos Fabiana Soares Barbosa da Costa consagrou-se pastora e hoje está à frente dos trabalhos na cidade.



A Congregação tem cerca de 35 membros e 30 congregados; enfrenta alguns desafios como: salvar vidas, realizar um avanço missionário para alcançar jovens e adolescentes, promover ação social permitindo que a igreja desenvolva seu papel social no município, ampliar o templo, e no tempo de Deus, vir a ser a Primeira Igreja Batista em Cruz do Espírito Santo. No primeiro contato que tivemos com a pastora Fabiana Costa, ela afirmou em seu e-mail: “... que Deus nos ajude a fazer a diferença em Cruz do Espírito Santo. Compartilho com a JUBALIT dos desafios existentes em nosso Estado, entre os  223 municípios entendemos que todos apresentam suas carências e dificuldades, mas cremos em Deus, e na força dos jovens compromissados em fazer a diferença”. Assim seja!


Outras fontes:
www.cruzdoespiritosanto.pb.probrasil.com.br/
www.ferias.tur.br/informacoes/4926/cruz-do-espirito-san...
estacoesferroviarias.com.br/paraiba/cruz.htm
www.cidades.com.br/cidade/cruz_do_espirito_santo/002366...